Quando li este post no Not Guilty Pleasure, pensei que poderiam ser palavras minhas, quase sem tirar nem pôr, com a diferença de que a primeira vez que provei sopa de miso foi mesmo em casa! Por isso, não tenho muito mais a dizer…
Acrescento só que esta é a minha receita “limpa frigoríficos” preferida e que nunca me saiu mal, independentemente dos ingredientes que uso. Esta versão que partilho aqui foi uma das minhas preferidas! Tenho-a feito várias vezes porque preciso de comer mais algas e esta é a umas das minhas maneiras preferidas de o fazer!
Há muitas variedades de miso, de arroz integral, cevada… Qualquer uma fica bem, mas como umas são mais salgadas e mais intensas do que outras, é melhor começar por usar uma quantidade menor e acrescentar mais, se for o caso. Regra geral, diria que uma colher de sobremesa por prato é uma boa medida mas é mesmo uma questão de ir experimentando… Também aconselho a não temperar, à partida, com sal. Se, depois de juntar o miso, acharem que ainda precisa, podem acrescentar umas pedrinhas de flor de sal. Mas vão com calma, porque o miso já é salgado!
O miso é um ingrediente caro, mas um bom investimento. Usa-se pouco de cada vez, dura imenso tempo no frigorífico e é muito prático e delicioso! Se ainda não experimentaram, aproveitem a onda de desintoxicação alimentar que costuma pairar no ar em Janeiro, para o fazer.
- 1/2 alho francês
- 1 cenoura média
- 1 coração de couve lombarda ou três ou quatro folhas maiores
- 4 a 6 cogumelos shitake
- 1 pedaço de alga wakame
- 600 ml de água
- 2 colheres de sobremesa de miso
- 1 fio de azeite
- 1 pitada de flor de sal (opcional)
- Comece por partir em pedacinhos e colocar a alga numa tigela de água, para hidratar (deixe cerca de 15 minutos).
- Corte todos os vegetais do tamanho que preferir (como não vai fazer puré, é uma questão de gosto).
- Numa panela, coloque o alho francês e a cenoura com um fio de azeite, e deixe alourar um pouco.
- Junte a água e, quando estiver a ferver, junte os restantes legumes e a alga hidratada.
- Deixe cozinhar 15 minutos ou até os legumes estarem tenros.
- No final, retire para uma tigela um pouco de água da cozedura e dissolva o miso. Junte o miso dissolvido à sopa. O miso não deve ser fervido, por isso é importante juntar só no fim da cozedura.
- Prove e retifique os temperos, se necessário.
Olá!
uma dúvida… o miso dura quanto tempo no frigorifico?
Obrigada.
CurtirCurtir
Olá Maria. Depois de aberto, dura pelo menos dois meses. Como é muito salgado não se estraga facilmente. Eu já guardei mais tempo e nunca se estragou!
CurtirCurtir
Obrigada! É que tenho o meu aberto há 6 meses e estou com receio de usar.
Beijinhos e obrigada!
CurtirCurtir
Ainda está bom, de certeza! Beijinhos.
CurtirCurtir