Agora que o mês de Agosto está a chegar ao fim e os dias ficam mais frescos e mais pequenos, é tempo de voltar às rotinas, aos tachos e às panelas e principalmente ao forno!! Por muito que se goste de saladas e comidas frescas, não há nada mais reconfortante do que uma comidinha de forno, verdade?
A moussaka é uma espécie de lasanha de beringela, típica da Grécia e da Turquia, feita com carne de cordeiro, na versão original. Nunca a comi com carne, mas descobri esta há uns anos e já se tornou um clássico cá em casa. O bechamel que antes era feito com leite de vaca 😦 passou a ser feito com leite de aveia que é, para mim, o melhor leite para fazer bechamel (seguido do leite de soja). Como é muito fácil de fazer em casa, o de aveia também fica muito mais em conta do que o leite de soja (o leite de soja biológico é caro e fazer em casa é uma considerável empreitada…). O único defeito do bechamel de aveia é que, como podem ver, não há maneira de ficar bonito nas fotografias, depois de gratinado. Faz sempre um efeito que faz lembrar fendas da terra seca… Mas compensa muito em tudo o resto!
Sempre fiz a moussaka só com uma camada mas, as duas vezes que já fiz este verão (estamos na época das beringelas) calhou de fazer numa assadeira mais pequena e dividi as lentilhas e a beringela em duas camadas de cada. Em termos de resultado final, não faz muita diferença, por isso sintam-se à vontade para fazerem como preferirem!
- 1 chávena de lentilhas castanhas ou verdes secas (cerca de 180g)
- 1 cebola grande
- 2 ou 3 tomates maduros
- 1/2 pimento
- 1 pitada de sal
- azeite q.b.
- 1 pitada de orégãos
- 1 folha de louro
- água ou vinho branco q.b.
- 1 beringela grande
- 500ml de bechamel vegetal (uso a mesma receita que aqui)
- Demolhe as lentilhas por, pelo menos, 4 horas.
- Corte a beringela no sentido do comprimento, em fatias com cerca de 1cm de espessura.
- Salpique as fatias de beringela com sal grosso e deixe repousar dentro de um coador, enquanto prepara o resto da receita.
- Entretanto, pique a cebola e leve-a ao lume com um fio de azeite até ficar translucida.
- Junte os tomates e o pimento, partidos em pedaços médios.
- Deixe cozinhar 5 minutos e junte as lentilhas, o sal e a folha de louro.
- Deixe cozinhar as lentilhas durante 15 minutos, ou até estarem cozidas. Se necessário, vá acrescentando um pouco de água ou vinho branco, tendo o cuidado de não deixar demasiado líquido.
- Um pouco antes de terminar a cozedura, tempere com os orégãos e rectifique o sal.
- Enquanto as lentilhas cozinham, lave e escorra bem as fatias de beringela.
- Leve ao lume uma frigideira larga, untada com um pouco de azeite e grelhe as fatias de beringela até ficarem moles e mais escuras.
- Unte uma assadeira com um fio de azeite e disponha uma camada de beringela grelhada.
- Espalhe uma quantidade generosa de lentilhas por cima da beringela.
- Repita as camadas até terminarem as lentilhas e a beringela e cubra com o bechamel.
- Leve a gratinar em forno pré-aquecido a 200º, cerca de 30 minutos.
- Sirva com uma salada verde ou espinafres salteados.