O manjerico é uma planta tão popular e tão querida dos portugueses e, vá-se lá saber porquê, tão pouco usada na cozinha… Para quem não saiba, o manjerico é uma excelente erva aromática, perfeitamente comestível, com um aroma idêntico ao do manjericão.
Pode ser usado para aromatizar guisados, saladas (fica muito bem com tomate) e até me parece que já vi, num programa de televisão, ser usado numa sobremesa. Até há pouco tempo, a única utilização culinária que eu conhecia, mas só de ouvir falar, era em batatas guisadas. Por isso me lembrei de o usar na caldeirada e ficou bem gostosa! No início usei só dois raminhos pequenos, porque tive medo que ficasse com um sabor demasiado intenso, mas depois de provar, acrescentei mais um raminho e ainda umas folhas frescas no final. Ficou aromático mas não demasiado intenso. Aconselho a fazerem o mesmo, porque se ficar aromático de mais para o vosso gosto, depois é difícil disfarçar.
Como este mês é muito provável que vos vá parar algum a casa, não deixem mesmo de experimentar!
Para fazer o manjerico sobreviver aos santos, é só mantê-lo num lugar ensolarado (mas sem sol directo), não se esquecer de o regar com frequência e rezar ao Santo António e ao S. João ao mesmo tempo, porque realmente não é fácil fazê-lo sobreviver muito tempo.
- 1 cebola grande ou duas médias
- 3 dentes de alho
- 450g de batatas
- 2 tomates grandes ou 3 médios
- 1 pimento verde
- 230g de cogumelos brancos
- 150 ml de vinho branco (ou água)
- sal q.b.
- azeite q.b.
- uns raminhos de manjerico
- Corte os legumes todos às rodelas/lâminas (deixe as batatas em rodelas mais grossas, para não se desfazerem).
- Num tacho de fundo grosso, disponha uma camada de cebola, depois o alho, a batata, o pimento, os cogumelos e por fim o tomate.
- Repita as camadas até esgotar os ingredientes.
- Tempere com uma pitada de sal e uns raminhos de manjerico.
- Regue com o vinho ou a água e um generoso fio de azeite.
- Tape e leve a lume brando durante cerca de meia hora, sem mexer (vá dando uma leve abanadela ao tacho para não agarrar)
- Verifique se não precisa de mais líquido e rectifique os temperos.
- Deixe cozinhar do mesmo modo, por mais 10 a 15 minutos.
Precisamente, andava a pensar que o manjerico deveria ficar óptimo em alguns pratos, e eis que apareces com esta caldeirada tão colorida e apaladada!
Tenho cá um manjerico, e já o pus ao pé de uns 2 Santo Antónios a ver se o abençoam e o fazem durar!
Teresa | A Cozinha da Ovelha Negra
CurtirCurtir
Não entendo porque não usamos mais o manjerico na cozinha… é tão bom!! Espero que os teus santinhos ajudem mas, pelo sim pelo não, é melhor começares a usa-lo depressa! Beijinho.
CurtirCurtir