Como sempre tive curiosidade pela cozinha internacional e por coisas mais ou menos exóticas, um dos primeiros passeios que fiz quando fui estudar para Lisboa foi às lojas do Martim Moniz! Nesse dia deram-me por lá um papelinho com uma receita que achei curiosa: alho-francês à Brás. E deve ter sido a primeira receita deliberadamente vegetariana que vi. Não sei se por na altura (ai, já há tanto tempo…) o alho-francês não ser muito comum entre as minhas gentes, não cheguei a fazer essa receita, mas ficou-me sempre na memória. Muitos anos depois, lembrei-me disso e comecei a fazê-la. Penso que desde aí, nem a minha mãe voltou a fazer a receita com bacalhau! Há uns três meses, ao folhear um livro de cozinha antiguinho, encontrei o tal papelucho e comecei a fazê-la de novo, agora, claro, sem ovos.
Eu sei que há umas versões mais cremosas da coisa, mas já fiz esta algumas vezes e cá em casa gostamos assim. É leve, descomplicada e com poucos ingredientes. Só não faço mais vezes porque, como quase toda a gente, evito fritos – embora tenha um forte fraquinho por eles. 🙂
Estas quantidades dão para duas, três pessoas, no máximo (dependendo do tamanho dos legumes). Se quiser fazer para mais pessoas, é só ir dobrando as quantidades.
- 1 cebola pequena
- 1 alho-francês
- 300 de batata
- 250g de tofu
- uns raminhos de salsa
- sal, pimenta e açafrão das índias, q.b.
- 1 fio de azeite
- óleo para fritar as batatas
- Descasque as batatas e corte-as em palitos pequeninos (tipo batata palha).
- Frite-as em óleo quente.
- Entretanto, corte a cebola e o alho-francês em rodelas finas e leve ao lume numa frigideira grande ou num wok, com um fio de azeite.
- Numa tigela, esmague o tofu com um garfo e tempere-o com açafrão-das-índias e pimenta.
- Junte as batatas fritas ao alho francês, tempere de sal e envolva.
- Junte agora o tofu esmagado e envolva tudo muito bem.
- Por fim , salpique com a salsa picada.
Adoro alho francês à brás. Como nunca gostei do ovo no tradicional “brás”, o que faço é saltear alho francês, couve, cebola, cenoura, e , de vez em quando, umas batatas palha. Depois, acrescento 2 colheres de sopa de natas de soja 🙂 Mas agora quero experimentar com o tofu. Parace-me delicioso! E descomplicado, que é o mais importante 😉
CurtirCurtir
Este fica assim uma espécie de mexido de tofu com alho francês. 😉 Super simples!
Obrigada pela dica. Tb vou experimentar.
CurtirCurtir