Fiz estas trufas para o dia do pai e ele nem queria acreditar que eu lhe estava a dar guloseimas! Mas estas guloseimas são muito especiais. São um pouco calóricas, é verdade, mas incomparavelmente mais saudáveis e, ainda assim, menos calóricas do que qualquer bombom comum.
As tâmaras, ingrediente-base destas trufas, são ricas em magnésio, potássio e cálcio e vitamina B5. Além disso, são naturalmente doces e uma boa fonte de energia! Escolha sempre as tâmaras sem glicose – identificam-se bem porque a glicose deixa-as brilhantes, mas em caso de dúvida, consulte o rótulo da embalagem. O único senão das tâmaras é o preço (aproveitei todas as promoções de frutos secos antes e depois de natal para me abastecer)!
Em relação aos frutos secos, devem ser demolhados cerca de 6 horas (ou de um dia para o outro) para destruir substâncias como os fitatos, tornando-os mais nutritivos e mais fáceis de digerir. A água de demolhar deve depois ser descartada e os frutos devem ainda ser passados por água limpa antes de serem usados em receitas ou ingeridos.
Tirando a parte da demolha, estas trufas fazem-se em 5 minutos ficam tão boas e bonitinhas que fazem um óptimo presente caseiro para pessoas especiais.
- 1 chávena de frutos secos (nestas usei meia de cajus e meia de amêndoas) demolhados
- 1 c. de sopa de óleo de coco
- 3 colheres de sopa de cacau puro
- 8 tâmaras medjool (sem glicose)
- Coco ralado ou granulado de amêndoa q.b., para envolver
- No processador, coloque os frutos secos e o óleo de coco e triture até ficar em pasta.
- Acrescente as tâmaras e triture novamente até que fique bem homogéneo.
- Finalmente, adicione o cacau, e triture mais alguns segundos para envolver bem.
- Deixe a massa arrefecer alguns minutos, de preferência no frigorifico, para ser mais fácil de moldar. A massa acabada de fazer torna-se bastante pegajosa…
- Molde as bolinhas do tamanho de berlindes grandes.
- Passe-as por coco ralado ou por granulado de amêndoa. Pode também passar por cacau mas eu acho um pouco enjoativo.
- Deixe-as repousar no frigorífico para ficarem mais firmes.