Fazer granola em casa compensa muito! Fica mais barata, mais saudável, escolhemos os nossos ingredientes e a sua qualidade e, acima de tudo, fazemos ao nosso gosto! Eu tinha alguma dificuldade em encontrar granola ao meu gosto porque quase todas têm passas ou outro fruto desidratado… A única de que realmente gostava era tão cara que quando a comia sentia até uma espécie de culpa …
Contas à parte, esta granola é a melhor que já comi e é muito simples de fazer!
- 2 chávenas de flocos de cereais (usei 1 e 1/2 de mistura de 5 cereais e 1/2 de aveia)
- 1 chávena de frutos secos (usei avelãs e amêndoas)
- 1/4 de chávena de sementes (usei sésamo e girassol)
- 1/2 de chávena mal cheia de xarope de ácer (maple syrup)
- 1/4 de chávena de óleo de coco
- Numa tigela grande, misture o óleo de coco e o xarope de ácer ate ficarem bem ligados. Se o oleo de coco estiver muito frio (e por isso muito sólido), coloque-o antes num lugar mais quente ou leve uns segundos ao microondas (ou aqueça em banho-maria).
- Parta os frutos secos grosseiramente, com uma faca ou na picadora.
Na tigela onde misturou o óleo e o xarope, junte os flocos de cereais, os furtos secos e as sementes. - Misture muito bem para envolver tudo na pasta de óleo e xarope.
Espalhe num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal (eu uso um reutilizável). - Leve ao forno pré aquecido a 170º, durante 30 a 40 minutos (até ficar dourada).
- De dez em dez minutos, vá dar uma olhadela e, se for preciso, mexa com uma garfo ou uma colher para que toste uniformemente. A granola queima facilmente!
- Depois de pronta, deixe arrefecer e guarde num frasco bem fechado. Conserva-se bastante tempo, se for preciso e se conseguir não a comer toda num instante.
Nota: pode servir com iogurte de soja, leite vegetal, fruta fresca, em sobremesas ou simples, como snack ou guloseima!