Há umas semanas, uma amiga enviou-me uma lista de receitas de sopas vegan cremosas. Adoro sopas assim, tipo papa de bebé! Fiquei logo com vontade de fazer a que combinava abóbora manteiga e lentilhas vermelhas, não só porque me pareceu uma autentica comfort food, mas também porque tinha uma abóbora-manteiga na despensa, quase a ficar esquecida. Entretanto, numa rápida olhadela na internet, percebi que esta combinação é praticamente um clássico… Eu devia andar a dormir!
Ontem quando a ia fazer, não quis seguir nenhuma receita e apeteceu-me inventar um bocado. Como a abóbora-manteiga é tipicamente usada assada, resolvi fazer o mesmo para a sopa e, já que tinha o forno ligado, juntei também a cebola. O resultado foi uma sopinha super-cremosa e saborosa!
- 300g de lentilhas vermelhas descascadas
- 1 abóbora-manteiga
- 1 cebola
- 10 folhinhas pequenas de sálvia (menos se forem grandes, porque têm um sabor muito forte)
- 1/2 malagueta (opcional)
- 1 bom fio de azeite
- sal q.b.
- água q.b.
- Sementes de abóbora ou de girassol para servir
- Descasque a abóbora manteiga, retire as sementes e corte-a aos cubos.
- Descasque e corte também a cebola.
- Coloque a cebola e a abóbora num tabuleiro de forno, salpique com as folhas de sálvia, o sal e regue tudo com azeite. Junte também a malagueta (se usar) e mexa para envolver os legumes no tempero.
- Leve ao forno pré-aquecido a 150º e deixe assar durante meia hora.
- Entretanto, coza as lentilhas em água e sal, durante 20 minutos.
- Transfira os legumes assados e as lentilhas para uma panela (ou para o copo da bimby), junte um litro de água (deite alguma água no tabuleiro para tirar os resto do assado e aproveite-a para a sopa e use também a água de cozer as lentilhas) e deixe levantar fervura.
- Passe tudo com a varinha mágica (ou 1 minuto, vel. 10 na bimby).
- Rectifique os temperos e a consistência. Se preferir uma creme mais diluído, vá juntado água até estar ao seu gosto.
- Quando servir, salpique o prato com sementes a seu gosto.