Em miúda ouvia os meus tios falarem dessa maravilha que comiam em África: o abacate. Por cá não era comum encontrá-lo. Mais tarde, quando começou a marcar presença nos nossos supermercados, resolvi experimentar. Como não sabia o que fazer com ele, comi-o como qualquer outro fruto e, para dizer a verdade, fiquei sem perceber de onde vinha tanto alarido… E esqueci o abacate durante anos, até há pouco tempo. Agora tenho é pena de não lhe ter dado uma segunda oportunidade antes… É realmente uma maravilha! Super versátil, podemos usa-lo em pratos doces e salgados, molhos e saladas…
Além disso, é uma boa fonte de cálcio, potássio, vitaminas, fibras e gorduras monoinsaturadas, que ajudam no combate à diabetes e no controlo do colesterol LDL no sangue (o mau colesterol).
Esta receita fica pronta em poucos minutos e acompanha muito bem com massas finas (esparguete, linguini…) ou com pão torrado, como entrada ou petisco.
Desta vez foi servido com esparguete.
- 1 ou 2 dentes de alho
- sumo de meio limão
- duas colheres de sopa de azeite
- um abacate maduro
- uma mão cheia de folhas de manjericão
- uma pitada de flor de sal (ou sal grosso)
Se for servir com massa, ponha-a a cozer enquanto prepara o pesto.
- Coloque o alho, o sumo de limão e o azeite num processador (ou no copo da varinha). Triture alguns segundos, para desfazer o alho (bimby 5s, vel. 7)
- Acrescente o abacate descascado, o manjericão e o sal.
- Triture até ficar uma pasta (bimby 60s, vel 7) – interrompa a meio para retificar os temperos e raspar o que fica nas paredes do copo.
- Está pronto a servir. Misture com a massa da sua preferência ou barre fatias de pão.
Tal como suspeitava, uma delícia!! Experimentei esta receita e acompanhei tal e qual com a massa..e yummiii!!!:D:D
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ainda bem que gostaste!
CurtirCurtir